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terça-feira, 26 de agosto de 2008

um beijo, beijing

Põe-se um prendedor no nariz das nadadoras sincronizadas a fim de evitar o excesso de beleza gerada pelos corpos das atletas somados aos movimentos por estas e usando aqueles executados;

Atletas brasileiros gritando porra em câmera lenta.

Um filho de Michael Phelps com Shawn Johnson.

Quem roubou a vara da Fabiana Murer foi o velho aquele fanático que atrás do cordeiro de deus achou o Cordeiro, Vanderlei. quatro anos antes nos quarenta e dois mil cento e noventa e cinco metros rasos.

Anti-dopping nos repórteres: adjetivos anabolizantes: Galvão falando músculos impressionantes por causa da saga phelpiana.

Michael Phelps é o novo Pelé das piscinas Pelé é o Pelé dos gramados então o Pelé propriamente dito que paga para não nadar pois nada nada ou não nada nada.

Cesão tentou cantar o hino: a letra era outra: a língua era a lágrima.

Um dos campos mais férteis para a criatividade é o campo do vizinho: inspirar-se em linguagens diferentes (ou ramos diferentes) da que se vai criar. Uma vez quando era criança ouvi até um dono de joalheria falar que dizia aos seus designers para jamais se inspirarem em jóias para fazerem jóias, mas em obras de arte, em músicas, na rua etc. Pois bem, sabemos disso. O Ronaldinho é NBA; o Kaká, religião evangélica.
O jogo entre Espanha EUA foi equilibrado. Mas ginga, marra, a beleza de jogar – claro que uma beleza popular, apelativa, uma beleza peituda e de grande bunda – somente os norte-americanos têm. Evidentemente que para quem gosta do jogo – como na crítica de cinema, na enologia e tudo mais – qualquer jogo que tenha bons times é digno de apreciação e avaliação, e muitas vezes há sutilezas que valem mais que gritos.
Mas ver os norte-americanos comemorando e muito um título de basquete mostra que o “Dream Team” sempre esteve à frente, mas o Dream Team (este s/ aspas) sempre estará: ele, no meu universo de descoberta pessoal, é um símbolo da magia do esporte nascendo para o meu eu-expectador, o nascimento da Olimpíada: 1992.
Então “a olimpíadas” é isso, é ver TV, é dizer a todo momento que não se tratam de humanos, é querer praticar esportes diferentes.
Daí que surge o panatlo (em vez de triatlo). Ou um tudoatlo. Ou sei lá.
E quem sabe, concomitantemente, lutando pelo recorde mundial, nadar por uns 10 metros, marcar um gol e após a comemoração explosiva adequar-se ornalmentalmente ao sofá e ao travesseiro e mantendo os dedos esticados conforme o código pressionar somente o suficiente o on da televisão.

Eu ia dizer que o nado sincronizado e os saltos atléticos (vara, distância, altura) traziam as mulheres mais bonitas, mas talvez eles tragam as mulheres mais modelos, pois mulheres são tão bonitas que não há como não se render à Cristiane camisa 11 dançando enquanto comemorava um de seus golos e isso evidentemente para citar um exemplo apenas – e para dar outro temos a injustiçada cantorazinha que, segundo a versão oficial, foi dublada por “uma colega mais bonita” ou simplesmente “porque era feia”.

O time da Bulgária, por um exemplo, a moça deu uma barrigada (como se tivesse uma) no bambolê (bamboleiioo, sim, veio-me à cabeça a mesma coisa) e ele foi parar na mão da outra – Just do it, impossible is nothing.
E pessoas tiram o prefixo do impossível e ainda tiram notas ruins.

E cada vez mais impossível, e cada vez mais isso é nada: 100 metros em quase 9 segundos e meio. E o pessoal da rítmica da Rússia fez coisas piores. Enriqueceriam num sinal fechado.

O atleta tem de gostar do frio na barriga, do fato de não poder errar, da adrenalina como tantos falam.

Há uma porção de piadas nestes jogos, que são piadas por si só: vara sumir, o argentino também da vara que foi reto, o cubano que não leva injustiça para casa. E há também o Galvão. Eu não sei bem quando foi que ele virou vilão. Se for por isso, muitos outros na TV deveriam virar vilãos também. Mas só os populares são vilões. Até Caetano já virou vilão. Um dos maiores músicos do Brasil, tão importante quanto (ou mais que) Chico Buarque.
É difícil fazer sucesso no Brasil e não virar vilão (nesta conotação, claro, que é uma conotação leve para vilão). O Galvão conversando com os familiraes é pura comédia, é tão bom quanto o Sílvio Luiz dizendo tá todo mundo segurando o tchan. A diferença é que o Galvão vira um comediante sem intenção.

Só quem ganha ou deixa de ganhar uma medalha (só o dopagem faz perder uma medalha) sabe o que é. Em princípio, há que se respeitar sempre o choro alheio, seja ele pelo o que for.




3 comentários:

  1. O Galvão diz o lugar comum. O que tanta gente pensa, sente, fala -- e daí o classemédia finge que não é povo, que é superior e empina o nariz. Virou sinônimo de finesse, virou cult implicar com o Galvão.

    É que nem repórter fazendo pergunta idiota para o entrevistado ou jogando casca de banana pra jogador de futebol -- depois o coitado que é burro.

    Aliás, além de se esfalfar e quebrar limites do corpo, dobrar o tempo ao meio, virar a curva do espaço -- também precisa que o esportista seja inteligente??

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  2. oq disse foi certeiro.
    sobre o cesão, realmente, a lingua era lágrima.

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  3. Thaís, é bem essa a impressão que deu mesmo: ele começou a cantar o hino, parece que esqueceu a letra daí resolveu chorar (claro que foi porque o hino vem todo torto e resumido na olimpíada). Um momento emocionante, certamente.

    Renata, exatamente isso, exatamente isso. O pessoal que pousar de inteligente (!) criticando um cara que tem de ser popular!
    E o esportista mostra sua inteligência no seu esporte, realmente não precisa filosofar a respeito.

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