Genio es personalidad con dos duros de talento Picasso
Talento é paciência sem fim Gustave Flaubert
Gênio não é mais do que uma grande aptidão para paciência Buffon
Precisei trabalhar muito. Qualquer pessoa que trabalhar como eu pode chegar onde cheguei Bach
Genius is one percent inspiration, ninety-nine percent perspiration Thomas Edison
Beethoven já é mais generoso com o talento, aumenta em ponto percentual (o que talvez se neutralize com a margem de erro):
O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação Beethoven
Mas aí temos Glauber com uma idéia na cabeça sem a câmera na mão:
A arte não é só talento, mas sobretudo coragem Glauber Rocha
Quando vi o Tcheco na capa gaúcha da Placar senti uma atmosfera de melancolia, no Tcheco feliz, na camisa tricolor, em mim, de que perdêramos a chance não na afobação do Figueira, mas durante o 2º turno todo e aquela cereja estragada tira

ndo o gosto de todo o bolo.
Mas no fundo, e o fundo compreende silêncio, imaginava uma coisa assim para ser como sempre é. A Geral apóia o tempo inteiro, os corneteiros largam a toalha a cada resultado não cumprido, mas em silêncio todos tinham fé na vitória contra o Palmeiras.
Jean, a última hipótese, foi um herói, até com o sacrifício no final, de expulsão pelo bem maior. As estréias todas seguras. O Grêmio seguro. Segure-se, São Paulo FC. Tcheco precisava apenas acertar o gol, não importava a força, nada. São Marcos, íntimo de Deus, não fez nada: tinha de ser assim, ordens do patrão.
Involuntariamente (ou Sean Penn foi muito sutil) Into the Wild encontra-se com Grizzly Man. Primeiro pela relação romântica do homem com a natureza selvagem ter um epílogo de falência ante ela: o homem quer se inserir na natureza e é consumido por ela. A natureza selvagem não é para homens. Até pela impossibilidade de ser completamente selvagem – o homem é homem por dominar a tecnologia, sem ela torna-se uma impossibilidade; o homem é homem por estar num processo contínuo de afastamento da selvageria.
Sean Penn romantiza seu personagem real, Herzog o desmistifica.
E aí temos o involuntariamente (ou sutileza) do encontro. O registro que temos das duas personagens é autobiográfico (direto, em Grizzly Man, e servido como base para pesquisa, em Into the Wild).
O destaque dado à frase Happiness is only real when shared dá a este último filme um status de cumprir a missão de Supertramp, mas involuntariamente denuncia que a história contada para ser lida é bem diferente da apenas contada.
É – para além das questões de homem inserido na natureza pura – um pensar sobre a construção de uma auto-imagem [há alguns bons textos de Ana Maria Mauad sobre o assunto relativamente ao Brasil e à história de sua sociedade].
Werner Herzog não tocou praticamente em câmera alguma, pois usou o material do próprio Timothy Treadwell; já no filme de Sean Penn temos um capricho na produção, um virtuosismo na fotografia, sendo utilizada como linguagem em muitos bons momentos (destaco a imagem em que ele confunde-se à plantação, sendo que a única coisa que o identifica é o modo de se mover, como se o caminhar (usaria andar, mas pareceria incêndio) estivesse isolado (por isso incêndio: “andar isolado”), até sumir na natureza (plantação)). Mais que umas imagens bonitas, é a fotografia em prol da linguagem, o que já não é (ou nunca foi) mérito por si só, em Miss Sunshine (uma espécie de comédia independente americana pré-fabricada) há uma cena assim em que a família ao fundo fica pequena e que os membros da família permutam no primeiro plano (numa relação de espaço captado semelhante à cena em que Alex/Chris está no topo da montanha e seu amigo velho mais abaixo). Ou seja, este recurso já é domado pela indústria e pela indústria de fazer filme com cara de independente, de arte. Ou seja, o cinema é mais que a qualidade das partes.
Mas ainda assim tem outras utilidades que escapam a seus feitores e conhecedores e pode-se utilizar o filme para outra função que não apreciar cinema, e usar assim de toda a idéia (Thoreau, Rousseau, paz & amor, ecologia) embutida no filme, tal como o rosto do ator se utiliza do personagem ou às vezes o contrário (Gael Garcia Bernal colaborando com o quê pop de Guevara).
O exagero observado pode ser dosado por quem não exagerou (tipo calibrar o chute ou um pneu sem o pré-estabelecimento de pressão no painel digital dos postos de gasolina atuais).
O exagero é útil.
E há de se usar um filme que não se gostou para não contabilizar nenhum tempo perdido (ou um tempo que não mereça ser contabilizada para o caminho para a nossa morte).
Mas agora refiro-me a outro. Acabei não sei por que assistindo Em Pé de Guerra. Fa-lo-ia em pé de guerra, mas usei meu otimismo para ver alguma coisa, já que a tentativa de usá-lo para não chamar ruim um filme sem pensar a relatividade dos adjetivo

s: nalguns casos a dureza funciona melhor que a auto-ajuda, que a motivação, a aceitação, pois todo sabichão percebeu que por trás das piadas de sempre o Stifler melhorou por causa do homônimo do original e seu rival mr. Woodcock e os que tiveram a vida mudada pelo seu livro estavam como sempre - blá blá blá e ha ha ha pejorativos.
E o principal: tentar determinadamente resolver um problema dá nalguma coisa, dá numa solução, que pode não ser a solução do problema original, mas será uma solução original.
Algo como aquele filme O Mistério da Libélula - parecia estar resolvido, mas ainda havia no que remexer.
Um problema resolvido compreende satisfação, não aceitação.
A noção de catarse, orgasmo, alívio, eureka e coisas do tipo é indubitável.
É algo – numa certa medida – abrupto (em relação ao antes).
DETERMINAÇÃO, DETERMINACIÓN, DETERMINATION
Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez Thomas Edison
Cézzane teve sempre muita insatisfação em relação ao seu trabalho. Mas passou a pensar no resultado de sua pintura e passou assim a pensá-la diferentemente: abriu a linguagem dela para que todos pudessem explorar; Oswald de Andrade tinha dificuldades de escrever em métrica e se encontrou (mais que isso assumiu a causa) plenamente no verso livre; Van Gogh pintava daquele jeito meio no instinto; Garrincha, segundo ele mesmo (e talvez tenhamos aqui outro exemplo de construção de auto-imagem) dizia que ia para linha de fundo porque era fácil, nem sabia que era uma boa jogada; para que aprender a tocar se dá para fazer som com três notas? E temos Ramones olhando olhos nos olhos dos Beatles, do Pink Floyd.
Todos eles (numa visão simplificada) determinaram-se e fizeram de sua forma (mesmo incompleta, suja, nonsense, insuficiente) uma fôrma.
Há umas confusões na hora da direção tomada, mas talento nenhum é voluntário. Trabalho é outra coisa, neste sim se pensa. E assim que às vezes da nossa falta se faz um estilo.
E aí temos a estética desse ex-rapaz abaixo:

As coisas viram cult. Eram nada demais, mas tomam, fora de seu contexto (o problema original, solução original) outra dimensão.
Como este movimento já enfadonho de trash voluntário caseiro.
O visual de Carlos Zéfiro/ Alcides Aguiar Caminha é atual. Foi até usado como capa para a Marisa Monte. O tosco com letras toscas hoje é buscado intencionalmente por designers (vide MTV) e realmente é um belo elemento para releituras. Carlos é mais uma vítima do retrô e evidentemente não falta quem já não economiza a palavra gênio.
Em sua obra desfilam termos da mais alta qualidade bagaceira, como grelhinho, racha, pirosca, numa atmosfera de vagabundas adormecidas em mulheres castas, à Nélson Rodrigues e à A Vida como Ela é no Fantástico, no qual a mulher é vitimada pelo próprio desejo, e daí se tem um universo de chifres, incestos e todas estas coisas proibidas que nos excitam tanto (porque as personagens são sempre objetos sexuais e isso não sabe de moral nenhuma, sabe-se somente de conceitos que os isolando os fortalecem).
As personagens às vezes mudam de rosto de uma página para outra e às vezes não estão bem de acordo com a situação. Muito provavelmente (não pesquisei a respeito) deve haver decalque de quadrinhos da época, como um advogado que parece clark kent, algumas marylins e posições de prazer com rostos de peças publicitárias.
E no meio da bagaçada toda rola (termo este usado com outra conotação por Carlos) uma palavra de amor:

O hentai brasileiro honra antropofagias e é bem brasileiro mesmo, malandro, vagabundo, mal-feito.
Se eu tivesse 13 anos isso me seria muito útil. Mais eficaz que coisas produzidíssimas como as Pegadoras que se utilizam de moças reais. Porque no conjunto de suas insuficiências, exageros, licenças poéticas, anonimato, Carlos consegue uma coisa que a libido gosta bastante: promiscuidade. Porque o Milo Manara é harmonioso demais. Zéfiro põe as coisas como os meninos imaginam. É preciso ser mais sujo, mais exagerado, mais podrão.
O exagero às vezes é útil.
E, afinal, sempre se tem 13 anos embutidos nos outros mais que a gente põe na idade quando preenche um formulário.
[Pequeno update em 14/nov: mais um belo exemplo de talento involuntário para comédia e/ ou vítimas do retrô (ou de como este pessoal sem querer cria uma estética e humor originais), leia-se festas balonê e shows do Sérgio Mallandro lotados, enfim, vide alguns clipes do Fantástico resgatados por A. Inagaki] Quando tiver algum material para voltar, volto aqui e faço uma atualização linkando, para o caso de quem parar aqui buscando “carlos zefiro” ter na imagem acima um link para um bom site com seus catecismos e uma utilização minha para eles. Nada demais, uma coisa que até Rappin’Hood fez com Disparada do Vandré, que até o Gabriel (, o) Pensador fez com aquele disco que tinha aquela bela música Cachimbo da Paz (música do meu verão 98 (ou 99)), para citar tão somente os que não impressionam ninguém, pois a colagem (seu conceito, em verdade) é exaustivamente utilizada desde o cubismo e olhe lá.








Aprofundar-me-ei mais além (porque no futuro e mais epistemologicamente – ou outro advérbio mais bem cabível) também nos textos de cinema e sobre o talento. Eles estão na cabeça, mas é muita coisa para escrever. Eu tenho um problema sério – que talvez tenha de canalizar para outras maneiras de expressão, como a música – de não terminar algo por sempre querer acrescentar algo. Então, como dizem tantas quotes, abandona-se. Por ora, isso.
E valho-me de novo e novamente da utilidade não-cinema de um filme:
Rather than love, than money, than fame, give me truth Thoreau
Num ponto de vista de relações humanas, a sinceridade pode ser cruel como a natureza, mas no fim é do que precisaremos e talvez nossa única saída.
Se eu tivesse 13 anos este vídeo teria grande utilidade.
Spears tem uma maneira bastante clara de ser sensual da cintura para baixo.
Eu valorizo muito as panturrilhas delicadas, mas um exagero às vezes é útil.
Quem caiu aqui na busca não se preocupe, todas as fotos dão no mesmo vídeo, aliás, minha divulgação será importantíssima, posto que até a 1h21 de ontem (já hoje, no caso) ele havia sido assistido apenas (dispenso aspas, vós entendereis tratar-se de ironia em breve com o número a ser exibido agora) 11151269 de vezes (Ctrl C Ctrl V direto do TuTube para a precisão da estatística).
Eles não deixam to embed, mas no wordpress basta pôr [youtube=http//www.youtube.com/exemplo].
Então embeba-se dela:
Ouça no volume mínimo.
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=gZSLIq6YiRY]
Se tivesse uma parede na linha certamente a bola bateria nela. Porém é bom lembrar diretamente do germe do futebol brasileiro a pelada, o bater uma bola, o futebolzinho, daquele argumento que todo mundo usa quando a bola sai, mas a jogada é bonita, ou o time inteiro quando perde a partida: a bola tem de sair inteira. E tem mesmo. Então se a parede fosse no lugar exato onde a bola encostaria já estando fora da linha toda, acho que ela conseguiria passar bem rente à parede.
Pensava eu tratar-se de um escanteio, jurava que era, mas a bola foi lançada antes da linha do pênalti. "Só com elástico, Arnaldo". É fisicamente impossível não digo, mas que é difícil é. Na sabedoria popular revelada pelos comentário, esta dádiva de hoje em dia, um rapaz chamado flyingvkusanagi falou em vento, outros defendem Galvão, outros comparam com gol olímpico... com isto concluo que Galvão estaria apenas vagamente errado, ou galvaobuenicamente errado, que é desprezar a hipótese de erro e achar-se certo em absoluto.
Galvão, involuntariamente, junto com o casal-âncora Sandra Anemberg e Evaristo Costa, é uma das grandes comédias da televisão brasileira. E para ser imitado, para ser visto no original mesmo. Não é um Sílvio Luiz, que sabe o que faz e que, reservada a contrastante proporção (que talvez já está implícita e contida na medida entre um narrador e um jogador) o garrincha dos narradores, com coisas como "tá todo mundo segurando o tchan".
Quanto à afirmação física de Galvão, parece-me que ela se baseia quiçá na concepção de uma gravidade material/ visual de Einstein (o exemplo do sol num colchão e os planetas se aproximando a ele através da curva), ou na física quântica, ou do livro “o Segredo” (o jogador queria tanto a bola que ela voltou).
Mas o tira-teima procura, procura...
Para quem ficou com dúvidas, aprecie o humor de seus colegas da Globo (e o pessoal que ficou no lugar do Roberto Marinho ainda paga o Casseta & Planeta):
O jornal Hoje já é comédia involuntária ao atender o aposentado sério, o pessoal que almoça em casa (como eu) e a dona de casa ao mesmo tempo, mais ou menos assim:
.^^.
ResponderExcluirhahahaha! vc pega as coisas's e faz seu angu. hahaha. talvez seja a coisa a ser feita mesmo! tem gente que tenta o canapé...
bem, venho aqui te responder sobre os 4 livros sobre coelho de um autor inglês: fiquei igual o googlee se vc digitar isso nele.
gostei muito de transvanguardia, valeu pela dica. seria bom se algum deles tivessem alguma coisa com a tarsila... Aqui em Sampa a estética modernista Osvaldo-Mário-Tarsila é forte. "Transitar" sobre eles é fácil. Encontro o Mário de vez em quando ali perto do Teatro Municipal declamando o Paulicéia Desvairada. Já quase fala nada com nada. Tá muito diferente, mas a voz dele ali se perpetua.
vi as pinturas e (acho que) já entendi tudo, ha! mas vou buscar alguma coisa em texto sobre eles ou deles.
sou corinthiano. não sou muito lá fã de pornografia em quadrinhos. gosto das pornografiais mais exóticas (tchecas talvez, russas sobretudo).
vc tem toda a razão sobre a tecnologia e a natureza e a posição do homem nisso tudo.
fico com os gênios e daria zero percento cada vez mais pra inspiração. claro que entraria o fator tempo na equação. o que o glauber disse não é "mas", pra mim, mas é "e". "coragem" no sotaque brasileiro (que coisa mais Mário de Andrade!) significa o esforço, a dedicação, o estudo. brasileiro coloca sempre o coração (CORagem) no meio.
imagina que as parafernalhas todas ditas "clássicas", na literatura, tornaram-se altamente conscientes lá com um Horácio, um Virgílio. a grécia se inspirou e roma fez os 98%/99% de trabalho. duraram séculos seus modelos...
agora nos restam séculos de vanguardismo! talvez fosse bom surgir um Horácio e escrever uma poética de vez e, didática, fosse mais (a tal coisa boa) democrática.
mas não transito só pelas vanguardas não. tb transito pelas velhas guardas. camões,por exemplo, me pisca sempre... literatura é diálogo em texto escrito, se tirar a palavra "escrito", aí é a vida!
um abço.
=:B
Ah e as empregadas domésticas realmente deram um toque de criatividade.
ResponderExcluirParte dessa identidade do povo brasileiro, Sandra!
Bem, o comentário HOJE fica por aqui, mais notícias no próximo post.
Boa tarde e até amanhã.
Rapaz, foi preciso vir outra vez e dar mais atenção a tua "casa" para jogar fora a minha primeira e rasa impressão. E assim posso dizer agora que gostei, gostei muito. Difícil de deglutir, é preciso mastigar bem, feito os macrobióticos. (Super-anti-fast-food, por certo.)
ResponderExcluirPena que não se mudou para o OPS!, seria uma ótima aquisição para o condomínio.
Um abraço e parabéns!
viu, ricardo?
ResponderExcluirNão falei?
ahaha
abçs
=:B, aí é vida. O trânsito é meio obrigatório, compulsório, na vida também. Na literatura, ou qualquer coisa que se preste a criar/recriar/copiar/alterar/criar, em tempos como estes nossos o trânsito é uma obrigação, uma compulsão. Russas, merece uma pesquisa. Russa é um adjetivo, que nem mais pátrio é.
ResponderExcluirSenhores, não sei o que falaram, mas foi o que me falaram também, acho. Quanto ao OPS, é filtro finíssimo, que coisas como vocês passam. Acho que tratamos a informação um pouco como ela vem, como ela é. Ou seja, a recíproca é verdadeira. Grandes trabalhos. Quanto à estadia no OPS, uma mera questão de limitação (ainda que pequena mas para mim fundamental) de manipulação visual me deixa parado quanto a isso, mas a janela está aberta, a vizinhança é fora de série, o que faz da oportunidade uma questão pessoal e não externa - o que faz dela boa, então. Aliás, ao menos uma coluna vai rolar por lá, o que já me honra, ou, para não ser tão assim, deixa-me feliz.